FAQ e Idiomas

FAQ

A FAQ ou "Perguntas Frequentes" da Solução R6 foi criada para te ajudar a conseguir as respostas para as suas dúvidas de maneira mais fácil e prática.

Você pode usar a barra de pesquisas para inserir o termo específico pelo qual deseja obter mais informações.

Você também pode avaliar se a resposta publicada te ajudou a eliminar completamente a sua dúvida, nos ajudando a manter sempre uma FAQ com o maior número de informações relevantes para você.

Solução R6

O que é a Solução R6?

A solução atende integralmente a Resolução Conjunta nº6 de 23 de Maio de 2023 e a resolução nº 343, de 04 de Outubro de 2023, e está em consonância com todos os deveres para cumprimento do compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes a serem observados pelas instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

As marcações de indícios e fraudes enviadas pelas instituições são armazenadas na base de fraude compartilhada sob domínio da infraestrutura ClearSale.

Com a Solução R6 Plus da ClearSale e com o seu consentimento expresso de acesso à base de fraude, além do cumprimento dos deveres e obrigações dispostos na resolução conjunta, o cliente possui acesso à alertas que vão além da base de dados compartilhada pelas instituições, pois utilizamos da Base de ChargeBack da ClearSale.

Acesso à Solução R6

Quem pode acessar a Solução R6?

Como mencionado no tópico anterior, a Solução R6 deve ser utilizada por toda e qualquer instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil, então o acesso pode ser realizado por todo e qualquer colaborador designado por estas instituições que contrataram a solução.

Dentro da nossa solução R6

Após logar, você poderá acessar as funcionalidades da Solução R6 através do menu lateral ou dos cards de atalhos da Home.

Quais são as funcionalidades da interface?

Cada funcionalidade disponível na solução foi construída para atender as necessidades específicas dos usuários. São elas:

  • Registro em Lote
  • Registro Individual
  • Consulta Individual
  • Consulta em Lote
  • Alerta Indícios de Fraude (Funcionalidade apenas disponível para a contratação da solução R6 com diferenciais ClearSale)
  • Declaração de Conformidade
  • Notificações

Tenho acesso a todas as funcionalidades da interface?

As funcionalidades disponíveis na interface da solução foram construídas para atender as necessidades básicas da resolução do Banco Central do Brasil. No entanto, a ClearSale foi além, e construiu alguns diferenciais para a solução.

Abaixo estão as funcionalidades básicas em que todos podem ter acesso, mas também estão listadas as funcionalidades que apenas os clientes que contrataram a Solução R6 Plus podem ter acesso.

  • Notificações
  • Registro em Lote
  • Registro Individual
  • Consulta em Lote
  • Consulta em Individual
  • Declaração de Conformidade
  • Alerta Indícios de Fraude (Funcionalidade exclusiva solução R6 com diferenciais ClearSale (R6 Plus) - imagem abaixo)

Registro em Lote

Quais são as instruções de preenchimento do registro de indício de fraude em lote (via arquivo)?

Instruções para Upload do Arquivo

  • Verifique o tamanho do arquivo: Certifique-se de que o arquivo selecionado atenda aos requisitos de tamanho máximo: 30MB'.
  • Verifique o tipo de arquivo: Verifique se o arquivo que está enviando está no formato .csv
  • Aguarde o Upload ser concluído: O tempo de upload pode variar dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade da conexão da sua internet. Aguarde até que o processo seja finalizado.
  • Confirmação de envio: Uma vez que o arquivo tenha sido enviado com sucesso, você receberá uma confirmação na interface.

Orientações para Formatação do Arquivo

Ao enviar o arquivo, é importante garantir que ele esteja corretamente formato para evitar problemas no recebimento e processamento das informações. Siga as diretrizes para a formatação adequada do seu arquivo:

  • Nome do arquivo: Certifique-se que o nome do arquivo esteja claro e descritivo. Não insira caracteres especiais e espaços em branco.
  • Estrutura de dados: Utilize o template disponibilizado na interface e mantenha a estrutura das colunas conforme template.
  • Campos obrigatórios: Certifique-se de preencher todos os campos obrigatórios.

Posso acessar ou fazer download da base utilizada para realizar o registro em lote?

A base enviada para o processo de registro em lote não ficará disponível para download na interface.

O Histórico de Envio de Bases exibe todos os dados registrados?

Ao clicar em "Acessar histórico de Envios", é possível acompanhar o processamento de cada base pelo nome do arquivo enviado e status do processamento do mesmo. A informação de cada registro realizado está disponível no Histórico de Registro Individual.

Consultas em Lote

Quais são as instruções de preenchimento de uma consulta de indício de fraude em lote (via arquivo)?

Instruções para Upload do Arquivo

  • Verifique o tamanho do arquivo: Certifique-se de que o arquivo selecionado atenda aos requisitos de tamanho máximo: '30MB'.
  • Verifique o tipo de arquivo: Verifique se o arquivo que está enviando está no formato .csv
  • Aguarde o Upload ser concluído: O tempo de upload pode variar dependendo do tamanho do arquivo e da velocidade da conexão da sua internet. Aguarde até que o processo seja finalizado.
  • Confirmação de envio: Uma vez que o arquivo tenha sido enviado com sucesso, você receberá uma confirmação na interface.

Orientações para Formatação do Arquivo

Ao enviar o arquivo, é importante garantir que ele esteja corretamente formato para evitar problemas no recebimento e processamento das informações. Siga as diretrizes para a formatação adequada do seu arquivo:

  • Nome do arquivo: Certifique-se que o nome do arquivo esteja claro e descritivo. Não insira caracteres especiais e espaços em branco.
  • Estrutura de dados: Utilize o template disponibilizado na interface e mantenha a estrutura das colunas conforme template.
  • Campos obrigatórios: Certifique-se de preencher todos os campos obrigatórios.

Posso acessar ou fazer download da base utilizada para consultar os registros em lote?

Sim! A base utilizada para realizar a consulta em lote é enriquecida com seus respectivos resultados e habilitada na interface para download.

O Histórico de Consulta em Lote exibe todos os dados registrados?

Ao clicar em "Acessar histórico de Consultas", é possível visualizar todas as bases enviadas. A informação de cada consulta realizada está disponível no Histórico de Consulta Individual.

Consulta Individual

Quais são as instruções de preenchimento de uma consulta de indício de fraude individual? Existem dados obrigatórios?

É necessário que pelo menos um dado cadastral (CPF/CNPJ e/ou DDD + Telefone e/ou E-mail e/ou Endereço Completo) seja preenchido.

Notificações

Vamos receber notificações da Solução R6 através de quais canais?

As notificações são realizadas via interface.

Integração e Sistemas

Como utilizar o webhook para configuração dos alertas?

Para configurar um webhook para receber alertas, é necessário fornecer o endpoint de destino e, configurar a forma de autenticação para garantir a segurança das comunicações. Quando um alerta ocorre, será enviado uma solicitação HTTP/POST para o endpoint de destino configurado. Para utilização desta funcionalidade, a entidade precisa entrar em contato com a ClearSale e informar os dados do webhook e forma de autenticação.

Qual o procedimento de criptografia existente na solução R6?

A solução R6 contará com o padrão de criptografia TLS / AES-256 At-Rest Database Encryption.

Existe alguma maneira de acompanhar a disponibilidade da solução R6?

O aferimento da disponibilidade é mensal.

Não serão computadas, para apuração da porcentagem prevista (99,95%) as indisponibilidades decorrentes de interrupções programadas, previamente notificadas.

Idioma

A alteração do idioma da interface pode ser realizada em seu menu lateral e está disponível, por enquanto, nos seguintes idiomas:

Português (PT-BR)

English (EN-US)

Status Page

Consigo acompanhar o status e disponibilidade dos serviços da Solução R6?

Sim! Temos uma página de status da ClearSale e o nosso produto também está disponível para acompanhamento https://status.clearsale.com.br/

Nessa página você poderá acompanhar:

  • Manutenções e atualizações programadas;
  • Status de disponibilidade do produto;
  • Incidentes.

Você também poderá se inscrever e receber as atualizações de tudo que será postado. É só clicar em "SUBSCREVA AS ATUALIZAÇÕES" e escolher o contato que deseja utilizar para o alerta (E-mail, SMS, Slack)

Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco via [email protected]